Musicalização Infantil

DADOS GERAIS:
Hoje em dia, muito se fala da importância do estudo da informática, do inglês, da natação, desde a mais tenra idade, pois estudos mostram que o cérebro precisa de estímulos para se desenvolver e se formar. Isso não quer dizer que “forçamos” a criança a aprender precocemente (numa espécie de corrida contra o tempo), e sim que quanto antes o estímulo for dado, mais instrumentalizada e preparada para etapas posteriores ela estará, desde que respeitadas as fases de sua evolução.

Para que musicalizar as crianças?
Para despertar e desenvolver o gosto pela música, e demais formas de expressão artísticas, através da construção do conhecimento musical, e contribuir para a formação global da criança, uma vez que a música além de forma de expressão e linguagem é um caminho secundário para o desenvolvimento de outras habilidades, como o perceptivo-motor e o raciocínio lógico-matemático.

LEIA É IMPORTANTE
O “fazer musical” tem que ser prazeroso, mas exige disciplina. Leva ao desenvolvimento da atenção e da concentração, melhorando o desempenho em outros setores, como no aprendizado de novos idiomas, habilidade com números e cálculos (raciocínio lógico), além da destreza manual (como no caso dos cirurgiões que estudam um instrumento musical para desenvolver a imprescindível motricidade fina). É a o que chamamos de inteligências múltiplas.”De fato, o desafio da educação musical é respeitar e construir sobre as habilidades e o entendimento da música da própria criança pequena, em vez de simplesmente impor um currículo projetado principalmente para assegurar performances musicais adultas competentes. A pronta exploração de segmentos e o senso intuitivo da forma e contorno de uma peça são experiências preciosas que não deveriam ser desconsideradas se desejamos que um desabrochar completo de talento musical ocorra posteriormente na vida.” (Howard Gardner).


COMO SE INSCREVER NA ACADEMIA DE MÚSICA GUAIRA:
Dividimos o curso em etapas (por faixa etária), para melhor atender as necessidades de cada criança e desta forma estimular e trabalhar adequadamente cada idade.
• ETAPA I – musicalizção infantil
• ETAPA II – iniciação musical
• ETAPA III – experimentação musical


• ETAPA I
Musicalização para bebês I : de 9 meses a 2 ano
Em grupo ou individualmente, há a necessidade da resença da mãe (ou outra pessoa que tenha afetividade com o aluno) acompanhando as aulas.

OBJETIVOS GERAIS:
A partir de nove meses os pequeninos já podem se beneficiar das aulas de música na Escola Guaíra. Estarão acompanhados de sua mãe ou pai ou alguém responsável, o qual com habilidade e principalmente disposição e alegria interagirá com a criança e os demais coleguinhas.
• trabalhar e explorar a voz tanto no falar quanto no cantar.
• desenvolver e cultivar na criança o prazer de ouvir e fazer música
• estimular a coordenação motora dos membros inferiores e superiores (movimentos dos grandes músculos) – exercícios psicomotores, visando desenvolvimento e aprimoramento da capacidade de expressão corporal, facial, verbal, musical e o reconhecimento do esquema corporal, discriminando estímulos táteis, visuais e auditivos, relacionando objetos por sua semelhanças e diferenças e aguçando a curiosidade da criança

DINÂMICA DAS AULAS:

  • 40 minutos semanais
  • grupos de até 5 crianças.

DIDÁTICA:
Este trabalho será realizado utilizará música erudita (ex. Bach e Mozart) e também diversos outros compositores clássicos ou contemporâneos, música instrumental, cantigas de roda, cantigas de ninar, marchas, pequenas histórias além de composições próprias das professoras.

O estímulo auditivo e as características do som são trabalhados em todas as etapas fazendo a criança perceber o som do mundo que a rodeia e do próprio corpo. Por estar na fase sensório-motora, a criança descobre e sente o mundo a sua volta através dos sentidos que são amplamente trabalhados em vários tipos de atividades. A criança deve se expressar pela música tocando, cantando, criando e movimentando-se livremente . Deve trabalhar o relaxamento e respiração corretos.


ETAPA II
Pré-Iniciação musical I : de 2 anos a 3 anos (normalmente ainda com a mãe presente nas aulas)Pré-Iniciação Musical II : de 3 anos a 4 anos

OBJETIVOS GERAIS:
Durante toda esta etapa se desenvolverá na criança o prazer de ouvir através de jogos e brincadeiras ritmicas próprias à faixa etária.
Vivenciar as qualidades do som, explorando ao máximo o trabalho de livre expressão e criação. A criança deve desenvolver nesta etapa noções de lateralidade, de tempo e espaço e psicomotricidade, condições necessárias ao estudo de um instrumento musical.

DINÂMICA DAS AULAS:

  • 50 minutos semanais
  • grupos de até 5 crianças ou individualmente

DIDÁTICA:
Explorar através dos sentidos descobrindo e vivenciando como na etapa anterior pois a percepção ainda está apoiada em sensações. Utilização de simbolos, criatividade, em atividades específicas apoiadas na imaginação e afetividade. Trabalho motor e espacial. Trabalho da coordenação viso-motora.


ETAPA III
Experimentação Musical – crianças a partir dos 4 anos até por volta dos 7 anos

OBJETIVOS GERAIS:
Por volta desta idade, a criança já está apta a fazer a escolha do instrumento musical que seguira a aprender. Contudo para que haja um ambiente propício a isto, desenvolvemos um tranalho de exploração e ecperimentação em alguns instrumentos de escolha. O profissional que trabalhara com esta proposta estimulara a parte psíquica, motora, sensorial, criativa, afetiva, racional e social da criança, num ambiente repleto de musicalidade.

DINÂMICA DAS AULAS:

  • 50 minutos semanais – individualmente

DIDÁTICA
Utilização do piano com exercícios e brincadeiras mostrando noções elementares de teoria musical, leitura relativa de melodias (parte ritmica e melódica). Trabalho do ritmo com a voz falada ou cantada. Utilização do canto, da bateria e do ukulelê. Ler e interpretar melodias simples cantando, tocando, percebendo> Trabalhar a apreciação musical.

Agende sua aula ou marque um entrevista com nossa cooredenação
Telefone: 41- 9992404517 / 41 3244-4850