Glossário Musical

Conheça um pouco mais sobre os instrumentos de corda

O instrumento musical é um objeto que tem como objetivo produzir música. Existem diversos tipos de instrumentos dos mais variados tipos e tamanhos. Um tipo de instrumento muito conhecido pelas pessoas é o violão, um instrumento de corda.

As cordas são usadas na música há muitos anos, e quanto mais grossa ela é, mais grave é o som que ela emite. E quando a corda é fina, o som é mais agudo.

Existem diversos tipos de instrumentos de corda, e cada instrumento varia muito, podendo ter seis cordas como um violão, doze cordas, como uma craviola, uma corda como o berimbau ou então mais de quarenta cordas, como a harpa.

Para fazer uma corda vibrar, existe três principais métodos: dedilhado, percutido e friccionado. Esses três movimentos podem ser feitos com a palheta ou então com os dedos.
Hoje em dia existem mais de 45 instrumentos de corda no mundo e agora você irá conhecer um pouquinho sobre os instrumentos mais populares.

Violão

O violão é uma guitarra acústica com seis cordas, podendo elas ser de nylon ou aço. O corpo do violão é em formato de oito e pode ser feito de várias madeiras diferentes.

No início, o instrumento era confeccionado na Espanha. Hoje em dia, o violão é confeccionado em todo o mundo e possui uma grande variedade de formato e tamanho.

Banjo

O banjo foi criado no México pelos escravos. O instrumento possui um corpo triangular e um braço longo e fino e é muito usado na música folk dos Estados Unidos.

Craviola

A craviola é um instrumento de 12 cordas e que surgiu no Brasil. O instrumento foi criado pelo compositor Paulinho Nogueira e confeccionado pela Giannini. A diferença entre a craviola e o violão, é que além do fato da craviola ter o dobro de cordas ela também tem um som que mistura o violão com a viola.

Ukulele

O ukulele surgiu no século XIX no Havaí. O instrumento possui quatro cordas, podendo ser de tripa ou de materiais sintéticos como o nylon. O corpo do ukulele é feito de maneira, mas existem alguns que são feitos de plástico ou até mesmo outros materiais.

Harpa

A harpa é um dos instrumentos mais antigos que existe. É um instrumento triangular, com mais de 40 cordas. A harpa é muito usada em orquestras. Atualmente existem quatro tipos de harpa: harpa sinfônica, harpa paraguaia, harpa celta e a harpa cromática de cordas cruzadas.

Esses são apenas alguns dos vários instrumentos de corda que existem no mundo. E aí, se interessou por algum?